Cachorro sonha?

Agrocenter Rufino > Blog > Animais > Cachorro sonha?

Dormir é fundamental para os cachorrinhos reporem suas energias gastas durante o dia, e ainda ajuda o sistema imunológico a funcionar corretamente. Mas a pergunta que alguns tutores devem se fazer as vezes é: cachorro sonha?

Assim como os seres humanos, os cachorros também possuem atividade cerebral enquanto dormem, e por isso costumam ser mais agitados enquanto estão dormindo, e pode explicar porque o cachorro treme enquanto dorme.

Sabe aquele momento que o cãozinho está dormindo, mas mesmo assim continua se mexendo ou tremendo? Então, é o momento que o metabolismo canino está trabalhando, refletindo também no sistema nervoso, para que haja a chamada atividade cerebral.

Como saber quando cachorro sonha?
É super comum o seu amiguinho tirar aquele cochilo durante a tarde ou até mesmo durante a noite; e quando cai em sono profundo, começa a expressar reações musculares como mexer a patinha ou até o rosto, e em alguns casos emite sons como rosnados e/ou latidos.

Sim, isso significa que o seu pet está sonhando — ou até mesmo tendo um pesadelo.

Para chegarem a esta conclusão, especialistas realizaram um exame que geralmente é feito em humanos, chamado eletroencefalograma, que analisa as atividades cerebrais enquanto estamos dormindo.

Ao realizarem tal atividade nos cães enquanto estão dormindo, puderam ver que eles possuem os mesmos padrões das ondas cerebrais que os seres humanos. Curioso, não é?

Os cachorros possuem três estágios enquanto estão dormindo:

NREM: movimento não-rápido dos olhos;
REM: movimento rápido dos olhos;
SWS: sono de onda lenta, estágio onde o cão geralmente respira profundamente.
O estágio REM (movimento rápido dos olhos), é o que seres humanos e cachorros costumam ter contrações musculares, como mexer a patinha ou o pé involuntariamente, ou até mesmo latir ou falar durante o sono.

Esse estágio acontece por conta do sono profundo, onde associa as atividades diárias como correr e pular. A partir de tais lembranças, o cãozinho “imita” os movimentos — e daí o vemos tremedeira, patinhas se mexendo ou mesmo latidos baixinhos.

Quando os animais sonham: cuidados importantes

Da mesma forma que não se deve acordar bruscamente uma pessoa que está sonhando, o mesmo se repete para os cães. Não sabemos o que eles estão sonhando e por isso pode ser muito perigoso acordar sacudindo-os ou gritando seu nome.

Se o seu cachorrinho está muito agitado durante o sono, talvez seu sonho esteja intenso demais e ele pode sim, estar tendo um pesadelo. Se você quer acordá-lo, para que ele fique um pouco mais calmo, acorde-o gentilmente, sem tocá-lo.

Opte por chamar o cãozinho pelo nome dele com um tom suave e tranquilo, mas não grite!
Não toque no pet. Mantenha distância e não faça carinho,
Quando ele acordar, espere um pouco e depois o acaricie.
Agora que você está um pouco mais preparado com as nossas dicas, fique sempre atento quando o seu cachorrinho estiver sonhando, para que ele não caia nos pesadelos, mas lembre-se: cachorro tem pesadelo, e se o seu estiver tendo um, o acorde com gentileza e calma.

Fonte: Petz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *